

V Simpósio de Restauração Ecológica do Estado do Rio de Janeiro
Mesas Redondas
17 jul
Mesa 1
Oportunidades e desafios para ganhar escala na restauração ecológica
Resumo: Várias técnicas têm se provado eficazes na restauração de ecossistemas naturais. No entanto, o seu alto custo de implantação, aliado a uma certa cultura que opõe interesses econômicos à conservação dos recursos naturais, têm dificultado a sua adoção em larga escala, com o objetivo de fortalecer a conservação da biodiversidade e restabelecer a provisão de serviços ambientais. A presente mesa-redonda propõe debater de forma crítica como instrumentos econômicos, como a mercantilização do carbono e o pagamento por serviços ambientais, e políticas públicas se relacionam com a restauração ecológica em larga escala, e quais as dificuldades para sua implantação.
Organizadores: Luiz Fernando de Moraes (EMBRAPA) e Jerônimo Sansevero (UFRRJ)
17 jul
Mesa 2
Estratégias Emergentes no Manejo de Espécies Exóticas Invasoras
Resumo: Esta mesa redonda reúne especialistas restauradores para discutir os últimos avanços no controle de espécies exóticas invasoras. Focando na detecção e em métodos de controle eficazes, os participantes explorarão abordagens integradas essenciais para o manejo dessas espécies. A sessão visa compartilhar conhecimentos e experiências para melhorar as estratégias de restauração ecológica. Sempre visando a recuperação da biodiversidade nativa
Organizador: Dr. Rodolfo Abreu (UFRRJ)
18 jul
Mesa 3
Do Plantio à Paisagem – Como enfrentar a crise da biodiversidade?
Resumo: A crise da biodiversidade exige ações urgentes e integradas para frear a perda de espécies e a degradação dos ecossistemas. A restauração ecológica desempenha um papel central nesse desafio, conectando diferentes escalas – da seleção de espécies ao desenho da paisagem e à implementação de políticas públicas eficazes. Nesta mesa-redonda, especialistas trarão perspectivas complementares sobre como a restauração pode contribuir para a manutenção e o ganho da biodiversidade.
Organizadoras: Amanda Narcizo (UFRJ) e Stella Mata (JBRJ)
18 jul
Mesa 4
Restauração e Políticas Públicas
Resumo: Em breve
Organizadoras: Em breve!
18 jul
Mesa 5
O papel dos viveiros no restabelecimento das interações ecológicas
Resumo: O processo de restauração ecológica depende fundamentalmente da reconstituição dos habitats para todas as formas de vida. O objetivo desta mesa é discutir a composição dos planos de produção dos viveiros para disponibilizar a diversidade de formas de vida de plantas, de espécies e genética necessárias à reconstituição de florestas biologicamente sustentáveis.
Organizadoras: Iara Borges e Marina Figueira de Mello